sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O convite do Papa a conservar os símbolos da cristandade

Recebendo na manhã desta sexta feira a delegação ucraniana para a entrega da arvore de Natal- proveniente este ano da província Transcarpacia , Bento XVI recordou que o abeto é também um sinal da religiosidade popular e das raízes cristãs da cultura da Ucrânia.

A arvore de Natal colocada na Praça de Pedro ao lado do presépio tem 30 metros de altura e pesa mais de 5 toneladas. A madeira, como acontece todos os anos será doada a associações para ser depois trabalhada com finalidades de beneficência.

No seu discurso o Papa fez votos de que a inteira comunidade cristã ucraniana, solidamente amarrada ás suas raízes, seja animada por um desejo renovado de testemunhar a fé com alegria para promover os valores da vida, da solidariedade e da paz.

"Faço votos de que estas raízes possam tornar cada vez mais sólida a vossa unidade nacional, favorecendo a promoção de valores autênticos e partilhados. Durante os séculos, o vosso país foi encruzilhada de culturas diferentes, ponto de encontro entre riquezas espirituais do Oriente e do Ocidente. Na adesão tenaz aos valores da fé possa continuar a responder a esta vocação peculiar.

O abeto na Praça de S. Pedro será iluminado esta tarde durante uma cerimonia ecuménica na presença conjunta de expoentes da Igreja católica e da Igreja ortodoxa da Ucrânia.



FONTE: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário