A primeira noite teve a participação de nosso bispo diocesano Dom Jaime Vieira Rocha, juntamente com o Reitor diocesano Padre Evanilson, o diretor do centro de estudos, Padre João Jorge e o professor de liturgia Padre Washigton, da Compahia de Jesus - JESUÍTA, e o palestrante bispo emétiro da Paraíba Dom José Maria Pires.
A abertura deu-se com uma bela oração ("Senhor e criador") e depois as boas vindas de Dom Jaime acolhendo os participantes e dando uma rápida introdução do tema da noite.
Logo Dom José Maria Pires iniciou falando de sua participação no Concíclio Vaticano II, suas experiências e partes mais fortes.
Destacou bem quando o Documento do Concílio Vaticano II quando fala sobre a participação da Igreja no meio do povo, "ir até o povo"; Ainda sobre o respeito para com cada um que segue a Cristo nas várias estradas para chegar até Ele. "Todos os homens são chamados a ser povo de Deus...para isso Deus enviou seu filho." Refletiu ainda a importância do leigo na Igreja: "o leigo deve ter autonomia, tomar decisões, mas ver se estas estão caminhando de acordo com a Igreja, sempre."
A capela do Seminário estava cheia (leigos e seminaristas).
Palavras do Bispo Dom Jaime: "...é importante que nós estejamos abertos com este espírito de atenção, sobretudo para este documento que garante o diálogo da Igreja com o mundo atual..."
No segundo dia, o Padre Manuel Godoi, fez um aexplanação sobre a modernidade, ligando com os desafios do Concílio Vaticano II. Momento de profundidade e diálogo com perguntar e colocações dos participantes.
Das colocações destacadas por Padre Manuel: A sociedade líquida, Os desafios de gênero, A religião "afetiva", A Igreja e os leigos, Religião legitimada e Desafios do diálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário